terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Apresentar e Cumprimentar II- Situações Informais

Pode parecer um pouco estranho que a etiqueta se intrometa em situações informais, mas é preciso lembrar que a etiqueta é uma norma de convívio que nos nossos dias já não tem muito a ver com as classes altas ou situações de alto protocolo.
A primeira regra em qualquer situação informal é nunca ser-se formal. Manter demasiada formalidade quando se é apresentado ou se cumprimenta entre amigos ou em situações informais dá uma imagem distante e snob. Essa não é por certo a impressão que quererá causar.
Em apresentações informais evitam-se os apelidos e nunca são mencionados os cargos ou graus das pessoas. No caso, frequente nestas situações, de ser apresentado a várias pessoas ao mesmo tempo diga sempre o seu nome quando cumprimenta cada uma dessas pessoas. Na impossibilidade de cumprimentar todas as pessoas assegure-se que o seu nome foi dito de maneira compreensível a todos.
No que toca a cumprimentos, as situações formais não conhecem regras. No entanto, deixamos algumas das nossas ideias sobre o assunto. Se, por exemplo, chegar a um jantar em casa de amigos onde já estejam mais pessoas opte pela solução fácil de acenar para o alto e assim cumprimentar toda a gente de uma só vez. Se houver alguém que quer mesmo cumprimentar pessoalmente terá que o fazer com todas as pessoas presentes. Embora não seja de todo repreensível cumprimentar uma senhora com um aperto de mão numa situação informal parece-me pouco delicado. Sempre que ficar na incerteza se deve dar um ou dois beijinhos opte pela solução tradicional: dois! Mesmo em situações informais uma senhora não deve nunca levantar-se para cumprimentar um homem. Os homens, ao contrário, devem sempre levantar-se para cumprimentar um senhora.
Em qualquer situação, mas sobretudo nas informais, sorria e mostre-se alegre quando for apresentado ou estiver a cumprimentar alguém. Lembre-se que as pessoas gostam de pessoas divertidas!


Sem comentários:

Enviar um comentário