quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Apresentar e Cumprimentar I- Situações Formais

Saber apresentar e saber cumprimentar são factores muito importantes na vida profissional e social de cada um de nós. Normalmente, andam sempre de mãos dadas e falar de um é quase impossível sem falar do outro. E se apresentar e cumprimentar não têm hoje a formalidade de ontem restam, ainda assim, alguns pontos em que é preciso ter atenção.

Numa situação formal a regra é simples: é sempre a pessoa menos importante que é apresentada à pessoa mais importante. Assim, a situação deve desenrolar-se como no exemplo:


- Sr. Director Tavares quero apresentar-lhe o Sr. Lopes. Sr. Lopes, o Sr. Director Tavares.


A pessoa mais importante é sempre introduzida no final. Se tiver problemas em recordar isto, lembre-se que uma apresentação deve fechar-se com chave de ouro.


No que toca aos cumprimentos eu aconselho, para ocasiões formais, o aperto de mão para qualquer situação, quer entre pessoas de sexo oposto ou do mesmo sexo. De qualquer modo, aguarde sempre que seja a pessoa mais importante a ditar a forma de cumprimento e responda da mesma maneira. Lançar a mão a quem nos estende o rosto dá um ar snob e causa uma situação embaraçosa!


As senhoras, mesmo em ocasiões formais, caso estejam sentadas, não devem nunca levantar-se. Abre-se uma excepção para cardeais, membros do governo ou chefes de estado. Para não causar constrangimentos sempre que apresentar uma senhora a alguém procure que esta esteja levantada.

1 comentário: