domingo, 28 de agosto de 2011

Etiqueta no carro

A etiqueta não está em todo o lado, mas se assim o quisermos podemos aplicá-la em qualquer situação, até mesmo no carro.

Podemos então dividir a etiqueta no carro em duas situações: entradas e saídas; lugares sentados.

Entradas e saídas:

- Em situações formais ou de alguma formalidade quem conduz abre as portas. Se o carro tiver motorista então este abrirá as portas a todos os passageiros de forma até a indicar os lugares sentados. Caso não haja motorista, mas ainda assim haja alguma formalidade na situação, compete ao condutor abrir as portas. Nestas situações deve deixar-se que seja apenas uma pessoa encarregue das aberturas das portas para não gerar confusão ou rebuliço.

- Em situações informais não há qualquer ordem para abertura das portas (ou mesmo para os lugares sentados, como veremos adiante). Contudo, é simpático que os homens abram a porta às senhoras e é sempre recomendado que se abram as portas, tanto para entrar como para sair, a pessoas de idade.

- Não mostre o que é só seu. Uma senhora deve ter atenção nas entradas e saídas do carro, sobretudo quando estiver de saia travada e/ou curta. Além de não ser elegante alguém vê-la de pernas abertas não é nada simpático que esse mesmo alguém chegue mesmo a ver o que não é suposto. Lembre-se do embaraço de Kate Middleton, agora duquesa de Cambridge, por causa duma situação dessas. Assim, à saída os joelhos devem manter-se sempre unidos e as pernas flectidas. Eleve-as e deslize-as para fora do carro.

- Antigamente, porque as carruagens tinham apenas uma porta de entrada, os homens entravam primeiro para que as senhoras não tivessem que arrastar-se. Hoje, caso uma das portas esteja por algum motivo bloqueada e na entrada dos táxis, os homens devem sempre entrar primeiro para continuar a evitar às senhoras a mesma desagradável situação.

Lugares sentados:

- Em situações formais e em carro com motorista e quatro lugares atrás a ordem de maior para menor importância deve ser esta: lugar de frente da direita; lugar de frente da esquerda; lugar de costas da direita; lugar de costas da esquerda. Se o carro for de cinco lugares havendo motorista o lugar de honra é o lugar da direita na parte de trás. Não havendo motorista é o lugar ao lado do condutor.

-Em situações informais não se conhecem ordens nem precedências. Em tempos mais antigos se viajassem dois casais no mesmo carro os homens iriam à frente e as mulheres atrás. Hoje em dia contudo, qualquer opção pode ser observada. Continua a ser simpático deixar a senhora de mais idade viajar ao lado do condutor ou não deixar que uma senhora se sente atrás no lugar do meio para não ir de pernas abertas. Ainda assim, todas estas situações são muito relativas consoante a idade dos passageiros e se são todos ou não da mesma faixa etária.

Sem comentários:

Enviar um comentário